segunda-feira, 27 de agosto de 2012

História do Pará é tema de palestras para vestibulandos no Centur

Da Redação
Agência Pará de Notícias

Atualizado em 27/08/2012 às 17:08

A história do Pará será o tema deste mês do projeto Cinema e História do Vestibular, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, que oferece palestras com caráter lúdico para os vestibulandos, misturando o conteúdo de história mundial e brasileira com músicas e filmes. As aulas são nesta quarta (29) e quinta-feira (30), das 14 às 18 horas, no Centro de Eventos Ismael Nery (primeiro andar do Centur). A entrada é franca.
As aulas abordarão o período desde a fundação de Belém até a interventoria de Magalhães Barata, na primeira metade do século XX. Como suporte audiovisual, será exibido um documentário sobre a Belle Époque, produzido por uma emissora de televisão local. Uma novidade para os participantes do projeto é a ampliação do espaço das palestras, por conta da grande procura dos estudantes: do setor audiovisual da Biblioteca Pública Arthur Vianna, com 60 lugares, agora as aulas são no auditório do Centro de eventos, com 700 lugares disponíveis.
Um dos professores e idealizadores do projeto, Bruno Fernandes, conta que o aumento no número de alunos se dá pela preparação diferenciada. “Os alunos querem uma preparação para o vestibular com outro enfoque, e por isso nosso público está crescendo muito mais que o imaginado. A gente calculava turmas de 60 pessoas, no máximo 80, mas na última sessão o setor audiovisual estava lotado, não dava mais ninguém”, diz.
As aprovações de alunos que participaram das edições anteriores do projeto também são fatores importantes para o aumento na procura pelas aulas. “Lembro que em uma das últimas aulas no ano passado tivemos três alunos que ficaram até o fim da palestra. Um deles foi aprovado em medicina, na prova que foi dias depois. Ele participava de todas as edições do projeto. Sempre tentamos cercar da melhor maneira possível as questões que podem cair no vestibular com a experiência adquirida nos anos de preparação para as provas”, conta o professor.
Outro objetivo do projeto Cinema e História no Vestibular é retirar dos alunos a ideia de que o concurso é uma espécie de guerra, como muitas vezes é transmitido em cursinhos. “Nas palestras, procuramos incentivar a capacidade e o conhecimento do aluno, ao invés de ficar dizendo que o vestibular é uma guerra. O nosso projeto tem um tom de bate-papo. A gente descontrai e brinca na hora certa. Nesse clima de conversa, passamos o conteúdo”, explica Bruno Fernandes.

Texto:
Hélio Granado - FCPTN

Fone: (91) 3202 - 4391  / (91) 8241-9421
Email:  heliogranado08@gmail.com

Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves
Avenida Gentil Bittencourt, 650. Belém-PA. CEP: 66035-340
Fone: (91) 3202-4350/4349
Site: www.fcptn.pa.gov.br Email: presidencia@fcptn.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário