A outra tese do mensalão
A leitura do recém-lançado livro A Outra Tese do Mensalão,
da Editora Manifesto, é como respirar ar puro em tempos soturnos de
tanta pressão da mídia conservadora sobre o julgamento do mensalão. De
autoria de Antônio Carlos Queiroz, Lia Imanishi Rodrigues e Raimundo
Rodrigues Pereira, o livro pretende ser uma revisão do caso.
Como
é explicado na apresentação, "este livro pretende ser uma espécia de
revisão da história do mensalão, o grande escândalo político do primeiro
mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva". Com 159 páginas, o
trabalho traz a republicação de quatro artigos. Os dois primeiros, "Com a
faca no pescoço. Ou sem a faca?" e "Sete anos de escândalo", ambos de
fevereiro deste ano, publicados na revista mensal Retrato do Brasil, o
terceiro, "o PT no seu labirinto", de setembro de 2005, no início do
escândalo, da semanal Carta Capital e o quarto, "a saga de Carlos
Ramos", de junho último, também da Retrato.
O livro organiza e
reconta a história, dá uma visão panorâmica das disputas eleitorais,
escândalos, corrupção e caixa dois desde as primeiras eleições diretas,
em 1989, vencida pelo depois cassado Fernando Collor de Mello, entra no
financiamento de campanhas dos tucanos, passa pela CPI do Banestado e os
paraisos fiscais, reconta os vaivéns de Roberto Jefferson, disseca a
relação das agências de publicidade, bancos, dívidas, acordos
partidários, pagamentos com caixa 2 e finaliza com a CPI do Cachoeira.
Como são reportagens, os textos primam pelo gosto da boa leitura.
São
relembradas passagens esquecidas do consumo diário dos jornais e se
aponta a atuação da mídia conservadora, que se transformou em partido
diante da fragilidade e das derrotas da coligação PSDB/DEM. Depois de
lido, se transforma num manual para ser consultado, como, por exemplo, o
que eram os adiantamentos de verba publicitária ou o comportamento do
publicitário Duda Mendonça. É possível comparar também os montantes
envolvidos em cada escândalo e quanto os partidos receberam de doações
oficiais nas campanhas.
Do começo ao fim, o livro faz o embate
entre as duas duas teses postas no julgamento, a de compra de votos e
partidos com dinheiro público no tachado "o maior escândalo do primeiro
mandato do governo Lula" ou o uso de empréstimos que irrigaram um caixa
2 para pagamento de dívidas eleitorais nas alianças partidárias que
levaram à vitória de Lula, em 2002.
Lançado em 2 de julho, em
processo de distribuição para bancas e livrarias, o livro pode ser
adquirido por R$ 25 pelo site www.oretratodobrasil.com.br ou pelo
telefone 031 3281-4431.
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