segunda-feira, 9 de julho de 2012


TRE do Pará registra mais de 800 pedidos de candidaturas em Belém. Dez candidatos vão disputar a prefeitura da capital paraense. Número de candidatos a vereador passa de 800. Lista dos inelegíveis sai dia 13.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará deve publicar, nesta segunda-feira (9), a lista/edital dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligação, que vão disputar as eleições para prefeitos e vereadores no estado. O prazo para a publicação está estabelecido no calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Belém, até o começa da noite do domingo (8), 816 pedidos de candidaturas foram registrados no cartório eleitoral.
Tribunal Regional Eleitoral do Pará registrou mais de 800 candidatos para as eleições em Belém (Foto: Divulgação) 
Tribunal Regional Eleitoral do Pará registrou mais de 800 candidatos para as eleições em Belém (Foto: Divulgação)
A partir desta segunda, o juiz eleitoral designado pelo TRE deve convocar os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão e de rádio para a elaboração de plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito. De acordo com o calendário de eleições do TSE, hoje também é o último dia para a Justiça Eleitoral encaminhar à Receita Federal os dados dos candidatos cujos pedidos de registro tenham sido requeridos por partido político ou coligação para efeito de emissão do número de inscrição no CNPJ.
Inelegíveis
O Ministério Público Federal informou nesta segunda-feira (9) que o procurador regional eleitoral no Pará, Igor Nery Figueiredo, enviou para todos os promotores eleitorais do estado as listas de possíveis inelegíveis para as eleições 2012. “As listas dos Tribunais de Contas da União, Estado e Municípios (TCU, TCE, TCM), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) listam políticos com contas rejeitadas e condenados por crimes ou por improbidade administrativa”, informou a assessoria do MPF. “Como todos sabem, na última quinta-feira (5) encerrou-se o prazo para que partidos e coligações solicitassem à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos. A partir da publicação do edital relativo aos pedidos de registro pela Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral no primeiro grau terá o prazo de 5 dias para as eventuais impugnações”, disse o procurador na mensagem aos promotores. O MPF informou que, no total, são mais de 2 mil nomes passíveis de impugnação pelo MP Eleitoral, que deve apontar as candidaturas que não podem ser registradas até o dia 13 de julho. 482 nomes aparecem na lista do TCU, 1170 na lista do TCE do Pará e 570 na lista do TCM. Pelo TRE, são 96 nomes e pelo TRF1 são 238 nomes. A outra lista é a da própria Procuradoria Regional Eleitoral, que compilou informações de Câmaras Municipais, da Assembleia Legislativa do Pará, Polícia Civil e órgãos de classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário